Dicas de Leitura

7 livros sobre educação financeira para cuidar melhor do dinheiro

jun . 28

Quem busca a independência financeira sabe a importância de gerenciar corretamente seu dinheiro e investir. Mas para isso se tornar realidade depende de um bom planejamento. E para ajudar nessa tarefa de organizar suas finanças, o PoupaBrasil Investimentos separou 7 livros sobre educação financeira que você tem que ter em casa. São eles:

  1. Como organizar sua vida financeira – Gustavo Cerbasi

Gerenciar o próprio dinheiro não é uma tarefa fácil para quem desconhece o poder do planejamento e da organização. Neste livro o autor dá dicas para você que deseja tomar decisões mais conscientes sobre o seu dinheiro. Ele começa realizando um diagnóstico da sua situação atual, levando em conta dados como idade, dívidas, despesas, bens, investimentos e planos para a aposentadoria. Depois de chegar ao valor do patrimônio ideal para obter a tão sonhada independência financeira, é hora de aprender a analisar seu orçamento doméstico e identificar os pontos que podem ser aperfeiçoados.

  1. Dinheiro é emocional – Tiago Brunet

Como o próprio nome sugere, o livro conduz o leitor a pensar sobre o impacto de sua saúde emocional na vida financeira.

Muitas pessoas imaginam que o seu dinheiro está ligado à economia do país, ao emprego atual, ao talento para os negócios ou às oportunidades da vida. Apesar de concordar que, indiretamente, todos estes fatores influenciam, o autor mostra que o ponto crucial são as emoções.

 Dinheiro no bolso sem propósito é dinheiro perdido.

  1. Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter

Na obra, Robert T. Kiyosaki conta a história de seu pai biológico (“Pai Pobre”), um homem inteligente e honesto, mas que nunca atingiu a liberdade financeira. O “Pai Rico” do título do livro era o pai do melhor amigo do autor, um comerciante local que chegou a se tornar o homem mais rico do Havaí.

A obra ensina que a melhor maneira de preparar os filhos para o mundo é dividindo conhecimento com eles. Para os autores, a formação proporcionada pelo sistema de ensino não prepara os jovens para o mundo que encontrarão depois de formados.

  1.   Quem pensa enriquece – Napoleon Hill

O autor da obra passou mais de 20 anos estudando as pessoas mais bem-sucedidas do mundo à época (o livro foi lançado em 1937).

Neste estudo, percebeu que a maior semelhança entre estas pessoas estava na sua mentalidade. No livro ele explica quais são as principais características delas e como desenvolver a mesma mentalidade.

  1. Os segredos da mente milionária – T. Harv. Eker

O autor traz uma reflexão sobre o conjunto de crenças que cada um de nós nutre desde a infância e que molda nosso destino financeiro. O livro ensina como substituir uma mentalidade destrutiva pelos modos de agir e pensar que distinguem os ricos das outras pessoas.

Um dos focos da obra é ensinar o método mais eficiente de administrar o dinheiro.

  1.  Casais inteligentes enriquecem juntos – Gustavo Cerbasi

No livro, o autor traz ensinamentos válidos para as mais diversas fases do relacionamento. O foco é mostrar estratégias que levem a uma parceria inteligente na administração das finanças da família.

Entre os tópicos abordados pelo autor estão os benefícios de um planejamento financeiro de longo prazo, planos de previdência e seguros, quando comprar a casa, educação financeira dos filhos, como lidar com a herança, entre outros.

  1. Adeus, aposentadoria – Gustavo Cerbasi

Também do autor Gustavo Cerbasi, por meio de um título intrigante, o livro convida a deixar de lado a ideia de que um dia vamos parar de trabalhar e viveremos com o auxílio mensal concedido pela previdência pública ou privada.

O autor apresenta uma nova forma de enxergar o trabalho e o dinheiro e mostra a melhor maneira de investir, empreender e gerenciar a carreira. Ele ainda traz um plano para administrar a riqueza adquirida e dicas do que fazer de acordo com a sua faixa etária atual.

Compartilhe!