investimentoMeu Dinheiro

Quero investir mas talvez precise sacar antes do prazo. E agora?

fev . 11

Um dos maiores receios de pessoas que querem investir é a possibilidade de ter que retirar antes do prazo e acabar perdendo dinheiro com isso. O primeiro ponto a se observar é que existem modalidades de renda fixa que permitem a retirada antecipada do valor. O segundo é que, quando um investimento é retirado antes, incide sobre o valor uma tributação de IR (Imposto de Renda) maior do que se fosse retirado no vencimento. Se a retirada for realizada num prazo inferior a 30 dias da data de aplicação, sofre ainda a incidência complementar do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Importante: em nenhuma hipótese o valor resgatado será menor do que o valor investido inicialmente, pois os impostos incidem somente sobre os rendimentos e não sobre o valor principal investido.

Ou seja, não se perde dinheiro mas, claramente, se deixa de ganhar no caso de uma retirada antecipada.

O PoupaBrasil Investimentos oferece o RDB – Recibo de Depósito Bancário, emitido pelas instituições financeiras associadas, que atende os investidores que não tem certeza de manter a aplicação por prazo fixo fechado ou necessitam de uma liquidez para atender uma eventualidade inesperada.

Precisou do dinheiro antes da hora? Leve em conta as condições de retirada antecipada do PoupaBrasil:

  1. Caso precise resgatar seu dinheiro antes do vencimento, o cálculo dos juros será feito a partir da data de aplicação até a data do resgate, que pode ser parcial ou total. O valor mínimo de resgate não poderá ser inferior a R$1.000,00. O valor restante de sua aplicação, após o resgate não poderá ser inferior a R$1.000,00, e a rentabilidade do saldo continuará sendo integral de acordo com a taxa contratada na data de sua aplicação.
  2. A remuneração do valor resgatado antes do prazo será de 100% da variação do CDI*
  3. Os pedidos de resgates realizados até às 18hs serão creditados imediatamente no dia útil seguinte. O valor do resgate será creditado no banco e conta corrente informado no seu cadastro. Importante: mantenha estas informações em seu cadastro atualizadas.

* Índice aplicado para todos os investimentos realizados a partir de 12/09/2017, inclusive. Para os investimentos realizados até 11/09/2017, será considerado o percentual de 90% da variação do CDI, conforme contratado.

Importante: 100% CDI equivale a pouco mais que o rendimento do Tesouro Direto SELIC.

Os rendimentos auferidos no decorrer do seu investimento sofrem a incidência do IR (imposto de renda) de acordo com o prazo do resgate, conforme tabela abaixo:

Se o resgate for inferior a 30 dias da data de aplicação, sofre a incidência adicional do IOF (imposto sobre operações financeiras, conforme legislação em vigor, de acordo com a seguinte tabela:

 

Sobre o PoupaBrasil Investimentos

PoupaBrasil é uma fintech de investimentos, a única no Brasil especialista em renda fixa com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). É uma plataforma digital, independente e sem fins lucrativos, que reúne instituições financeiras sólidas, que funcionam como ponte de acesso para que brasileiros se planejem financeiramente e criem sua própria poupança. Tudo de forma justa, sem tarifas e taxas de administração, acessível e segura.

Criada há três anos, o PoupaBrasil oferece títulos de renda fixa da Caruana, Dacasa, Lecca, Omni, Portocred, Santana, Santinvest e Via certa, com o apoio institucional da Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento).

Mais informações: www.poupabrasil.com.br

 

Compartilhe!

Comente