Invista AGORA

Pensando em começar a investir?

jul . 25

Se você está entre os milhares de brasileiros que ainda acreditam na Poupança como a única forma de manter seu dinheiro rendendo e em segurança, está na hora de conhecer outros investimentos que mantêm seu dinheiro protegido com uma rentabilidade bem acima da Poupança, Tesouro Direto e CDB de grandes bancos.

Quem quer ser um investidor o primeiro passo é buscar conhecimento sobre o assunto. E material sobre o tema é o que não falta. Ele está disponível na internet em vídeos informativos e e-books. A literatura é farta. A busca pelo conhecimento é um processo que deve permear toda a vida quando o assunto é a saúde do bolso.

O segundo passo é identificar qual seu perfil de investidor. É muito importante saber isso, principalmente quando se é um investidor iniciante, pois irá ajudar a definir estratégias.  Dessa forma, você respeita suas próprias limitações e quebra paradigmas que o impedem de ser um investidor moderado ou agressivo, por exemplo. Conheça abaixo características desses perfis.

O investidor Conservador prioriza a segurança e a liquidez nos investimentos ao invés da alta rentabilidade. Normalmente, aloca quase a totalidade do capital em Renda Fixa. O Moderado é o investidor que gosta da segurança de investimentos de renda fixa, mas  aceita correr um pouco de risco em busca de investimentos com rendimentos mais elevados. Já o Agressivo é o tipo que busca obter o máximo de retorno possível, não levando em conta os riscos assumidos.

Parece previsível que um investidor iniciante adote um perfil mais conservador e opte por investimentos seguros com o mínimo risco, ou seja, investimentos em Renda Fixa. A novidade é que já existem empresas especializadas nessa modalidade de investimento.

É o caso do PoupaBrasil Investimentos, a primeira plataforma online no Brasil especializada em títulos de renda fixa. Seu fundador institucional foi a Acrefi – Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento –  que reúne várias financeiras desde 1958, entre elas aquelas associadas ao PoupaBrasil que serão as responsáveis por gerenciar o dinheiro investido.

E se a preocupação é a garantia do seu dinheiro, os investimentos em renda fixa via  PoupaBrasil tem a garantia do   Fundo Garantidor de Crédito – FGC, até o limite de R$ 250mil por CPF e instituição financeira.

O objetivo da plataforma é oferecer comodidade ao investidor que encontra acesso fácil online, segurança e boa rentabilidade. Através de um único cadastro podem ser realizados investimentos em diversas instituições financeiras.

Vale salientar que as estas financeiras associadas à ACREFI e ao PoupaBrasil, assim como os bancos comerciais são regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil .  Somente são menos conhecidas.

Modalidades

No PoupaBrasil há duas modalidades de investimento: RDB – Recibo de Depósito Bancário  pós-fixado e LC – Letra de Câmbio, pós e prefixado.

No RDB o diferencial é a liquidez diária, ou seja, a partir do dia seguinte do investimento, já se pode movimentar a aplicação. O que não é oferecido na Letra de Câmbio, mais adequada para um investidor que faz um planejamento financeiro e não pretende resgatar a aplicação antes do vencimento (que pode ser de até 5 anos). Quanto mais alongar o prazo, melhor a sua rentabilidade.

Aplicando em LCs prefixadas você saberá agora qual o valor que irá resgatar no momento do vencimento. Já nas LCs, pós-fixadas o valor varia de acordo com a variação do CDI estabelecida pelo mercado.

Um detalhe importante é que não é cobrado nenhum tipo de tarifas ou taxas de administração em nenhuma etapa, ou seja, o investidor só tem a ganhar.

Agora é só separar o dinheiro, entrar no site www.poupabrasil.com.br, fazer o cadastro e escolher a modalidade de investimento. Pronto, seu futuro começa a ser garantido.

Faça uma simulação agora: www.poupabrasil.com.br

Compartilhe!