5 dicas para economizar no Natal

17 de dezembro de 2019
Meu Dinheiro

Natal é tempo de comemoração, de reunir a família e amigos para festejar. A época também é a principal data de consumo para o varejo brasileiro, que estima arrecadar R$ 35,9 bilhões. O valor representa um incremento de 4,8% em relação a 2018 – percentual não verificado desde 2013 – segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Todo esse otimismo têm motivos: inflação baixa, maiores prazos de crédito para o consumidor, liberação de recursos como Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS, Pis/Pasep e a leve melhora no mercado de trabalho. 

Mas é sempre bom não se empolgar e sair gastando sem planejamento por aí. Por isso, elencamos cinco dicas para que você possa festejar o Natal sem comprometer o orçamento de janeiro, que já costuma ser bem complicado por conta dos impostos como o IPTU e IPVA, pagos no início do ano.

Antes de começar o planejamento, aproveite que está com dinheiro na conta e reserve parte dele para investir em Renda Fixa. O PoupaBrasil tem opções com excelente rentabilidade em sua plataforma. E o melhor, não cobra nenhuma tarifa. Assim você garante uma boa reserva de emergência.

E lembre-se: Não é preciso gastar muito para fazer seus familiares e amigos felizes. Vamos às dicas:

1 – Defina o orçamento – Com seu orçamento em mente é mais fácil estabelecer um valor máximo para o maior presente e um valor aproximado para os demais. Fazer um roteiro para as compras também pode representar economia de tempo e combustível.

2 – Liste os presenteáveis – Listar as pessoas que você pretende presentear e estabelecer uma hierarquia é importante. Em geral, se a pessoa não é muito íntima, uma lembrancinha basta.

3 – Liste o que comprar – Levar uma lista ajuda a resistir às tentações e promoções da época. Substituir marcas também é uma boa alternativa.

4 – Pesquise – A variação de preços pode ser grande nesta época do ano, por isso pesquisar no comércio popular pode garantir bons descontos e até um presente personalizado.

5 – Pague à vista – Pagar à vista é sempre a melhor alternativa, já que as lojas oferecem mais vantagens e maiores descontos. Se for inevitável o parcelamento, esteja certo de que os valores cabem no seu orçamento. Não é porque a loja aceita parcelar em 10 vezes que você irá fazer isso, já comprometendo todo o orçamento de 2020.

Compartilhe!
error

Comente