Planejando o orçamento familiar

03 de fevereiro de 2020
Meu Dinheiro

O ano de 2020 começou e você já tem uma tarefa importante: manter as finanças sob controle. Além de garantir o bem-estar da família, o planejamento financeiro familiar permite que as dívidas sejam pagas, além de possibilitar a construção de um patrimônio a longo prazo. Para isso, é preciso definir metas e entender o que funciona melhor para a sua família, hábitos de consumo que podem ser modificados, despesas que podem ser cortadas, traçar os objetivos financeiros e como fazer para alcançá-los.

E foi para te ajudar a entender melhor como deve ser o seu planejamento que elencamos 5 dicas fáceis de seguir, são elas: Defina objetivos a curto, médio e longo prazos; Separe em uma tabela seus gastos mensais e ganhos; Aprenda a negociar suas dívidas para pagar menos juros; Analise a possibilidade de obter uma renda extra e Invista o dinheiro que conseguir economizar.

Achou difícil? Existem diversos aplicativos que podem te ajudar nesse controle, mas você também pode fazer sua própria planilha, elencando suas despesas por ordem de data. Isso te ajudará no controle das finanças. Depois, ao receber o seu salário, separe uma porcentagem e invista em produtos seguros e rentáveis. 

Mas quanto devemos poupar? Em geral, a indicação dos especialistas é poupar o equivalente a seis meses do custo de vida mensal. Por exemplo, se uma família possui despesas que somam R$ 5 mil, o ideal é ter uma meta de poupar, no mínimo, R$ 30 mil. 

Onde investir o valor economizado? Você pode priorizar aplicações financeiras com baixo risco e boa rentabilidade, como as disponibilizadas no PoupaBrasil. Lembrando que, quando precisar usar parte (ou a totalidade) da reserva de emergência, é essencial fazer uma reposição dos recursos para que sempre disponha desse capital. Caso nenhuma grande emergência ocorra ao longo da vida, essa reserva financeira já será uma pequena parte do patrimônio necessário para a liberdade financeira.

Conheça mais o PoupaBrasil, o Marketplace de Investimentos especializado em Renda Fixa. Faça uma simulação e invista com a segurança do FGC – Fundo Garantidor de Créditos. Clique aqui.

Compartilhe!
error

Comente